Cinco moradores de São Paulo e uma do Rio de Janeiro encontraram uma maneira lúdica, divertida e efetiva de chamar a atenção para as calçadas problemáticas dessas cidades (aliás, calçadas com problemas não é uma exclusividade destas duas cidades, como bem sabemos): fazer “curativos” em todos os locais das calçadas que apresentassem algum tipo de irregularidade.
A iniciativa surgiu a partir de conversas semanais sobre mobilidade urbana, espaços públicos e a vontade de fazer algo que ajudasse, de algum modo, a melhorar a cidade que habitamos.
O “band-aid” foi escolhido pela sua imediata associação com um machucado e, consequentemente, algo que precisa ser curado. O grupo busca atrair a atenção para estes problemas de maneira simples e criativa, alertando para algo que pode passar despercebido para alguns, mas que aflige a cidade e, evidentemente, afeta os cidadãos.
A primeira intervenção aconteceu na Avenida Paulista, local de grande circulação em São Paulo, mas a idéia foi tão bem recebida que as intervenções foram estendidas para o Centro de São Paulo, Vila Madalena, Pinheiros, e para o Rio de Janeiro, no Botafogo e na Gávea. Inclusive, ações independentes levaram a intervenção para outras cidades do país e até mesmo para Roma, Itália.
Para saber mais sobre esta criativa iniciativa, visite a página do projeto no facebook. Quem se interessar, pode também realizar esta intervenção em sua própria cidade – o grupo disponibiliza um manual de como confeccionar estes curativos. Iniciativas como esta, mistura de intervenção artística e crítica, mostram que é possível atentar a importantes questões urbanas sem pecar na criatividade.
Fonte: comunicriacao.com